terça-feira, junho 08, 2010

Passeio pedestre "Fortes e Moinhos do Litoral de Viana do Castelo" - 13 de Junho de 2010

Passeio pedestre "Fortes e Moinhos do Litoral de Viana do Castelo"

Litoral do concelho de Viana do Castelo.


13 de Junho de 2010


Organização: grupo de caminhadas do blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"



Localização: litoral do concelho de Viana do Castelo
Tipo de Percurso: Trilho linear
Local de concentração e inicio do percurso: junto ao portão de entrada do Farol de Montedor (lugar de Montedor, freguesia de Carreço, concelho de Viana de Castelo)
Hora de concentração: 9h45
Hora de partida: 10h00
Local do fim do percurso: Praia Norte (com hipótese adicional de ida e regresso ao Bugio ou local mais próximo). Antes do início do percurso será efectuado um plano que providencie transporte no final do percurso na Praia Norte
Distância percorrida: 12 km
Duração aproximada: 4h30
Grau de dificuldade: Fácil

Pontos de interesse: Farol de Montedor, Forte de Montedor, Gândara de Montedor, avifauna, pinturas rupestres, costa e praias do concelho de Viana do castelo, moinhos de montedor, Forte da Areosa, moinhos da costa de Viana, gravuras da Fraga da Bica, a(s ruínas) da capela da Senhora do Bom Sucesso, e o Castro marítimo do monte da Gandra
Levar: Almoço volante e água.
Material necessário: roupa adequada a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia



Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante).



ROTEIRO da caminhada

O percurso tem início no Farol de Montedor (que iremos visitar), situado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço. Seguimos para norte por caminhos rurais até ao Forte de Montedor, a cerca de 15 minutos de distância. Volvemos a sul e ingressamos na Gândara de Montedor, onde poderemos admirar o seu rico património de flora e fauna, nomeadamente a nível de avifauna. Descobriremos as pinturas rupestres presentes em diversos pontos deste espaço natural.

Depois de admirar os moinhos do Montedor (Marinheiro, Cima,. Petisco, inclusive visitar o moinho do Marinheiro e de Cima, as gravuras da Fraga da Bica e a(s ruínas) da capela da Senhora do Bom Sucesso, e o Castro marítimo do monte da Gandra, caminharemos doravante paralelos ao mar, nas suas proximidades, em direcção ao Forte da Areosa, a sul.

Ao longo do percurso, por vezes efectuado em passadiços sobre a praia, passaremos por mais pinturas rupestres e moinhos de vento (estes moinhos encontram-se hoje desprovidos de velas.) Visitaremos mais adiante o Forte da Areosa e na Praia Norte finaliza o percurso.
Possibilidade ainda de seguir em direcção ao farol Bugio ou até ao “Cabeço Vermelho” e retornar.
Percurso a realizar a linha encarnada
(clicar no mapa para ampliar)


Locais de Visita/Passagem:
Farol do Montedor
Localiza-se no lugar de Montedor, freguesia de Carreço. Foi inaugurado em 1910 e é o farol mais setentrional da costa continental portuguesa. Possui 28 metros de altura (103 metros de altitude), sendo a torre de secção quadrangular. Foi construído sobre os restos de um povoado castrejo da Idade do Ferro.


Clicar na imagem e nas seguintes para ampliar


Postal antigo do Farol do Montedor (fonte)




Forte de Montedor

Também conhecido como Forte de Paçô, situa-se na freguesia do Carreço, implantado em plena “Praia dos Ingleses”. Foi mandado construir por D. Pedro II enquadrado na política de reforço das guarnições defensivas de fronteira, a fim de proteger toda a costa marítima portuguesa contra possíveis ataques (ou desembarques) espanhóis, durante as Guerra da Restauração (1640-1668). O Forte só foi concluído em 1703.


A construção deste e de mais três fortes (Forte da Areosa, Forte do Cão na Gelfa, e Forte da Largateira em Vila Praia de Âncora) que conjuntamente com o Fortaleza de Santiago da Barra de Viana do castelo, e o Forte da Ínsua de Caminha, serviu o propósito de poderem cruzar o fogo de artilharia, de modo de proteger toda a costa marítima envolvente contra o desembarque dos espanhóis.

Gândara de Montedor
Apesar da sua circunscrita dimensão, estamos perante umas das áreas naturais mais singulares e de maior riqueza (paisagística, arqueológica, geológica, biológica, ambiental, etc.) do litoral português. Neste âmbito, este espaço natural integra o Domínio Público Hídrico, a Reserva Ecológica Nacional, a Reserva Agrícola Nacional, o sítio da Rede Natura PTCON0017 (Litoral Norte), e o biótopo C11100133; o que aquilata da sua relevância no panorama nacional e a elevada protecção e conservação de que usufrui.
Possui uma elevada importância como refúgio e da vida selvagem, sobretudo a nível da avifauna. Para além disso, é habitat de cerca de duas centenas de plantas, maioritariamente espontâneas ou sub-espontâneas.

Clicar na imagem e nas seguintes para ampliar







Gravuras Rupestres de Carreço
Um dos mais representativos núcleos de gravuras rupestres do Noroeste Peninsular concentra-se no norte do concelho de Viana de Castelo, nas freguesias de Afife, Carreço e Areosa. Disseminados por mais de uma dezena de núcleos, dos quais se destacam os da Praia de Fornelos, a Lage da Churra e a Fraga da Bica, apresentam uma multiplicidade de temas (sobressaem motivos zoomórficos e antropomórficos) e formas (espirais, serpentiformes, etc).


Moinhos de Montedor
São constituídos por uma estrutura circular em "torre", encimada por uma cobertura cónica que excede o diâmetro do edifício, formando um pequeno beiral. O tejadilho do moinho roda manualmente sobre o "corpo" do edifício de modo que o velame se adapte à direcção dos ventos, como é habitual nos moinhos de vento do Norte do nosso país. Estes moinhos tinham como função a moagem dos cereais. Alguns dos moinhos encontram-se hoje desprovidos de velas.
Merece destaque o Moinho do Marinheiro, situado na povoação de Montedor, que é o único exemplar com velas trapezoidais de madeira que ainda se conserva em Portugal.

Moinho do Marinheiro
Clicar na imagem e nas seguintes para ampliar


Moinho do Marinheiro


Moinho do Marinheiro e Moinho de Cima atrás



Postal antigo do Moinho do Marinheiro e Moinho de Cima atrás
(editor C. Conseil de Vasconcelos - Tabacaria Africana, no Porto) 
Clicar na imagem e nas seguintes para ampliar




Forte da Areosa

Vulgarmente conhecido por Fortim da Areosa, situa-se no topo norte da Praia Norte, já na freguesia de Areosa. È também apelidado de “Forte da Vinha” (pelo facto de estar implantado a sul da enseada de Vinha) ou “Castelo Velho” (devido ao estado de abandono e ruína a foi votado praticamente desde a sua edificação). Apresenta planta estrelada no estilo maneirista, sendo constituído por quatro baluartes laterais. A sua tipologia estrutural apresenta semelhanças com os Forte de Montedor, cuja traçado constituiu, à época, um progresso no sistema de defesa e vigia da costa. Tal como o Forte de Montedor foi mandado construir por D. Pedro II, tendo as obras sido concluídas em 1701. Nunca foi utilizado, nem sequer chegou a ser artilhado.

Clicar na imagem  para ampliar




Como chegar ao Farol de Montedor:
Vindo de sul pela E.N 13, passa-se a cidade de Viana do Castelo e segue-se em direcção a Vila Praia de Âncora/Caminha. Cerca de seis quilómetros depois de se deixar Viana dos Castelo vemos à nossa direita indicações para a povoação de Carreço, Continuámos pela EN.13 e mais à frente o terreno deixa de ser plano e temos uma subida e na parte superior dessa subida temos uma indicação à nossa esquerda para o Farol de Montedor. Tomámos essa estrada para O farol de montedor

Vindo de norte pela E.N 13, passa-se a vila de Vila Praia de Âncora e segue-se em direcção a Viana do Castelo. Cerca de oito quilómetros depois de passar Vila Praia de Âncora, vemos à nossa direita uma indicação para o Forte de Paçô. Continuámos pela EN.13 e mais à frente o terreno deixa de ser plano e parte superior de uma subida temos uma indicação à nossa direita para Farol de Montedor. Tomámos essa estrada para o farol de Montedor.

Mapa de acesso ao farol de Montedor
Clicar na imagem para ampliar



Mapa geral
Clicar na imagem para ampliar




Contactos:
blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres"
http://pedestrianismo.blogspot.com
Tlm.. 96 5683938 ; 91 4279361 ; 93 3872245
email: pedestrianismo@gmail.com

Inscrições gratuitas (não inclui transporte, seguro e alimentação, que fica à mercê dos participantes - possibilidade de troca de boleias), não obrigatórias mas conveniente de serem efectuadas para melhor ajuste à actividade.





Esta caminhada dos "Fortes e Moinhos do Litoral de Viana do Castelo" insere-se no Ciclo de caminhadas "Pelo caminhos do noroeste português" 2009/2010. Neste ciclo de caminhadas são percorridas diversas áreas naturais e rurais do noroeste português (Minho e distritos do Porto e Aveiro) calcorreando uma miríade de paisagens destas regiões bem como contactando in loco com o seu património de índole diversa: natural, ecológico, biológico, rural, etnográfico, arquitectónico, histórico e sócio-cultural.


Link do Ciclo de Caminhadas:


Clicar para ampliar

Sem comentários: