quarta-feira, março 01, 2006

Vieira do Minho - Percursos Pedestres

……


  • PR1 VRM - Percurso da Costa dos Castanheiros

(aceder a página descritiva)

(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Casa de Guarda de Agra
Distância Percorrida: 6,25 Kms
Duração do Percurso: 2h30
Grau de Dificuldade: fácil
Tipo de Percurso: Percurso circular
Trata-se de um percurso pouco exposto.
Roteiro: Percurso que atravessa numa das zonas ecologicamente mais valiosas da Serra da Cabreira – a Costa dos Castanheiros, proporcionando ao visitante um contacto como que demais belo existe na Cabreira. O equilíbrio existente entre espécies folhosas e resinosas, aliado à presença de 2 linhas de água de carácter permanente – Rib. Escuro e Rib. da Lage – torna esta área num dos habitats preferenciais para diversas espécies animais – javali, corço, lobo, esquilo e diversas espécies de passariformes. Este é sem dúvida um percurso vocacionado para os apreciadores e conhecedores da natureza. O desafio representado pela descoberta e identificação de marcações territoriais, pegadas e ninhos, identificação de espécies faunísticas e florísticas, implica é claro um certo conhecimento, mas transforma este percurso num verdadeiro trilho interpretativo, em que o visitante é desafiado a apreender a paisagem muito para além da sua vertente estética. A interpretação destes pequenos sinais proporciona uma primeira abordagem à compreensão da orgânica e funcionalidade deste sistema natural.


  • PR2 VRM - Percurso de Campos
(aceder a página descritiva)

(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Campos
Distância Percorrida: 13,8 Kms
Duração do Percurso: 2h30
Grau de Dificuldade: médio
Tipo de Percurso: Percurso circular
Trata-se de um percurso com alguma exposição.
Roteiro: Percurso misto no que concerne ao contexto físico e espacial em que se desenvolve. Na sua parte inicial, o percurso enquadra-se em meio rural, atravessando fartos lameiros. Segue-se posteriormente uma paisagem de transição entre o espaço rural e a serra. De referir a beleza do Rio da Lage com os seus moinhos e a sua ponte. De seguida vem a serra com a sua riqueza, com o seu polimorfismo, com a sua peculiar paleta de cores, com a sua luz… Se tiver sorte, poderá ainda observar alguns animais de que a cabreira é tão rica. Entre as espécies que habitualmente se podem encontrar nesta área, é de referir o coelho, a perdiz vermelha, o javali diversos passariformes e eventualmente algumas aves de rapina. De referir ainda que será possível ao visitante passar junto ao topónimo Quebrada, onde ainda hoje estão bem presentes as marcas da exploração do volfrâmio que outrora se praticou. Localizada em pleno coração da Serra da Cabreira e classificada como “Aldeias de Portugal”, a povoação de Campos é o local perfeito para famílias e grupos de amigos que gostam de usufruir da natureza e dos prazeres simples da vivência rural. Esta constitui ainda verdadeiros tesouros minhotos, onde predomina um núcleo concentrado de habitações tradicionais, bons exemplares de arquitectura vernácula (moinhos, pontes, espigueiros, fornos comunitários), tradições locais e amplos espaços verdes






  • PR3 - VRM - Percurso do Cabeço da Vaca
(aceder a página descritiva)

(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Serradela
Distância Percorrida: 10,5 Kms
Duração do Percurso: 3h40
Grau de Dificuldade: fácil, parte final uma subida com desnível apreciável
Tipo de Percurso: Percurso circular
Trata-se de um percurso bastante exposto, quer ao sol, quer ao vento.
Roteiro: Percurso cujo traçado percorre predominantemente a encosta Norte da Serra da Cabreira. Proporciona ao visitante paisagens espectaculares quer da Cabreira, quer do Gerês. Sob o ponto de vista faunístico é eventualmente possível observar Garranos, coelhos, perdizes vermelhas, diversas aves de rapina, entra as quais a Águia-real, que nidifica nas escarpas da Serra do Gerês.




  • PR4 VRM - Percurso do Turio
(aceder a página descritiva)

(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Casa de Guarda do Turio
Distância Percorrida: 10,5 Kms
Duração do Percurso: 3h40
Grau de Dificuldade: fácil, parte final uma subida com desnível apreciável
Tipo de Percurso: Percurso circular
Trata-se de um trilho pouco exposto.
Roteiro: Este atravessa uma vasta área montanhosa que acolhe uma parte significativa de toda a fauna e da flora da região. Designada pela gente da terra como “Pulmão da Serra da Cabreira”, proporciona ao visitante o contacto directo com o que de mais belo a Natureza tem.
Apresenta ao longo do seu traçado quatro fontes – Fonte Seca, Fonte do Palmeiro, Fonte do Confurco e Fonte da Pedra Escrita, e dois parques de merenda – Fonte do Palmeiro e Serradela.
Trilho realizado em grande parte no coração do Turio, nele é possível observar espécies florestais diversas, com exemplares frondosos. As linhas de água rasgam estes povoamentos, dando graça e enriquecendo toda esta paisagem. O sossego e a tranquilidade que aqui se sente e vive é um dos fortes motivos para que esta área seja habitualmente frequentada por corços, javalis, esquilos e raposas. Para além de poder atravessar o seio de todo este ecossistema, o visitante poderá ainda apreciar a sua inegável valia estética, observando-o dos miradouros da Serradela e da Pedra Escrita.Poderá ainda tirar partido dos dois parques de merenda para se retemperar e ganhar forças para o resto da caminhada. É ainda possível observar, ao longo do trilho, diversas estruturas de reconhecido interesse patrimonial.



  • GR5 - Grande Rota Fojos
(aceder a página descritiva)

(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Parque de Campismo da Cabreira
Distância Percorrida: 35 Kms
Duração do Percurso: 3h40
Grau de Dificuldade: elevado
Tipo de Percurso: Percurso circular
Trata-se de um percurso bastante exposto
Roteiro: Percurso multifacetado, alterna na Serra da Cabreira os testemunhos do presente com os do passado, a paisagem natural com a paisagem humanizada. A paisagem urbana vai-se progressivamente esbatendo, sucedendo-lhe a bucólica paisagem agrícola, até sermos confrontados com a magnitude da paisagem serrana. A Serra vai-se revelando a cada curva do caminho. A farta vegetação dos vales e encostas soalheiras alterna e quase choca com a rudeza das cumeadas e das ladeiras fustigadas pelos ventos. Encontram-se ainda perdidos na imensidão da Serra testemunhos da dialéctica milenar Homem/Serra.
Apresenta ao longo do seu percurso um parque de merendas, o da Casa de Guarda de Vilarchão. Existem diversos fontenários na parte inicial e final do trilho.



  • Trilho dos Moinhos do Ave
  • Trilho da Ponte da Misarela

1 comentário:

claudio disse...

A subida do Pr4 é bastante acentuada mas o percurso é muito interessante.